Somos a RALVT
A Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale Tejo (RALVT), iniciou funções em 2021 e pertence à rede Nacional de Arrojamentos, atuando na região de Lisboa e Vale Tejo, entre os municípios da Lourinhã e Setúbal. A rede é o resultado de uma parceria entre o MARE-ISPA (Centro de Ciências do Mar e Ambiente - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) e o Fundo Ambiental (Ministério do Ambiente). O nosso principal objetivo é dar resposta a alertas de arrojamentos vivos ou mortos de mamíferos marinhos (golfinhos, bôtos, baleias e focas) e tartarugas marinhas, que ocorram na área de atuação da rede.
A nossa missão
A resposta da RALVT aos arrojamentos de animais marinhos, permite-nos realizar a recolha de informação acerca destas espécies, possibilitando o aumento do conhecimento base e deste modo estabelecer e implementar medidas de conservação eficientes para estas espécies. Juntamente com as autoridades de cada município, a nossa equipa agiliza também a recolha e transporte dos animais arrojados. Adicionalmente, através de atividades de educação da população em geral, conseguimos promover a literacia dos oceanos, assim como incentivar a população à preservação dos habitats e conservação das espécies marinhas.
- Necrópsias.
- Quando os animais arrojam já sem vida, torna-se importante, através de recolhas de amostras, a tentativa de determinação da causa da morte. Adicionalmente, as necrópsias são fundamentais para aumentar o nosso conhecimento acerca destas espécies.
- Assistência a arrojamentos vivos.
- A disponibilidade 24h/7 permite à RALVT responder em situações em que os animais arrojem vivos na praia. Nestas situações, o objetivo principal será sempre estabilizar o animal e tentar dar-lhe o maior conforto possível.
- Monitorizações.
- Realizamos monitorizações regulares às praias da área de atuação, de modo a permitir uma recolha de informação sistemática, podendo detetar arrojamentos sem alerta. Além disso, este trabalho permite-nos obter um melhor conhecimento das morfologias das praias ao longo do ano e planear formas de acesso às praias com difíceis acessos em situações em que é necessário agir rapidamente.
- Educação ambiental.
- Queremos promover a Literacia do Oceano através de atividades de educação ambiental, projetos de ciência cidadã, formações e webinars para a população em geral e organizações locais que nos queiram ajudar. Além disso, contamos ainda com programas de voluntariado e de estágios curriculares de forma a transmitir o conhecimento a estudantes interessados em explorar esta área.
- Desde 2021
- +216 arrojamentos
- De lixo apanhado desde 2021
- +613 kg
- Realizados desde 2021
- +30 eventos
A nossa equipa
A RALVT é formada por uma equipa multidisciplinar constituída por biólogos marinhos e médicos veterinária. A colaboração entre estas áreas, permite-nos uma melhor resposta a qualquer situação de arrojamento e conhecimento mais amplo das espécies com que trabalhamos. Somos um grupo de pessoas com interesse pelos oceanos e pela biodiversidade que nele existe, tendo um objetivo coletivo de conservar estas espécies e transmitir o nosso conhecimento e paixão pela vida marinha ao resto da população.
-
Miguel Grilo
Médico Veterinário
Coordenador
-
Sofia Pardal
Bióloga Marinha
Coordenadora
-
Beatriz Costa
Bióloga Marinha
Departamento científico
-
João Molarinho
Médico Veterinário
Operações
-
Teresa Vale
Bióloga
Divulgação
-
Carolina Sousa
Médica Veterinária
Administrativo